domingo, 25 de março de 2012

A Tecnologia avança e cria água-viva robô que suga a energia da água.


Por, Stephanie Padinha
25 de março de 2012

Robojelly criada por Engenheiros tem a capacidade de absorver energia da água.



A Robojelly como é conhecida, tem a forma de uma água-viva e pode sugar a energia da água, como uma forma de alimentação através do calor das reações químicas que ocorrem entre as moléculas de oxigênio e hidrogênio e o pó da platina, que faz com que as ligas alterem a forma. A Robejelly é constituída de materiais conhecidos como ligas de memória de forma, que retornam à sua forma original quando dobrada, com oito segmentos móveis envolto em nanotubos de carbono puro, que é conhecido pelas suas propriedades elétricas e revestido com um pó de platina que replicam o Método natural de abertura e fechamento de medusas de propulsão.

O calor das reações químicas é absorvido pelo músculos circulares que encontra-se na parte interna do robo, onde o mesmo não necessita de uma outra fonte para armazenar a energia necessária para se recarregar.

                                                      Robojelly (crédito: BBC)

Esta criação pretende ser de grande utilidades em pesquisas submarinas e operação de salvamento, dizem seus criadores, pesquisadores da Virginia Tech e da Universidade do Texas em Dallas.



"A nosso conhecimento, esta é a primeira alimentando bem sucedida de um robô subaquático usando hidrogênio externo como fonte de combustível," diz Yonas Tadesse, que liderou a pesquisa, publicada no Jornal materiais inteligentes e estruturas hoje.

A nessecidade de mais pesquisas para aprimorar o robô de hidrogênio-powered é significativo para o seu aperfeiçoamento, pois até agora só foram feitos teste com Robojelly powered electricidade presa dentro de um tanque. O próximo objetivo dos pesquisadores é descobrir uma maneira de fornecer hidrogênio para cada segmento de forma independente, possibilitando que possam ser controlados individualmente, assim se movimentaram em diversas direções.

Fonte:


http://www.newscientist.com/blogs/onepercent/2012/03/water-powered-robot-jellyfish.html

Um comentário: